Cáries – o que são e como evitá-las
Sabe o que são cáries? Quer saber como evitá-las? Descubra tudo o que deve saber acerca das cáries e do modo de fortalecer os dentes e o esmalte dentário através das recomendações da Listerine®.
Aqui, encontrará toda a informação de que necessita para adotar hábitos que o ajudem a manter os dentes saudáveis. Não perca nenhum dos nossos artigos para o cuidado dos seus dentes!
O que são as cáries?
Uma cárie é uma parte deteriorada do dente e pode manifestar-se de várias formas, consoante a gravidade e a parte da boca em que se encontra.
As cáries, também chamadas de cáries dentárias, são causadas por uma combinação de fatores, incluindo bactérias na boca, beber bebidas açucaradas e não limpar bem os dentes.
Estão entre os problemas de saúde oral mais comuns do mundo e são especialmente comuns em crianças, adolescentes e adultos mais velhos. Mas qualquer pessoa que tenha dentes pode ter cáries, incluindo bebés.
Sintomas das cáries
Normalmente, os sintomas não são visíveis até ocorrer um aumento da superfície deteriorada. Caso se manifestem, os sintomas podem ser os seguintes:
N.º 1: Sensibilidade dentária
Esta dor pode ser ligeira ou mais intensa, e apresenta-se ao ingerir alimentos ou bebidas excecionalmente quentes ou frios. Também os alimentos e líquidos com teor elevado de açúcar podem provocar esta sensação de dor.
N.º 2: Buracos nos dentes
Se tiver uma cárie, talvez consiga ver um buraco na zona deteriorada do dente.
N.º 3: Dores de dentes
Esta dor pode ser ligeira ou forte e pode ser particularmente notável ao morder.
N.º 4: Manchas
As manchas escuras nos dentes, com um aspeto acastanhado ou preto, podem ser outro sinal de que tem uma cárie.
Como diagnosticar as cáries?
A melhor maneira de diagnóstico de cáries é fazer exames dentários regulares com o seu médico dentista.
Muitas vezes não há sinais de alerta vermelho evidentes de que tenha uma cárie, como dor ou buracos, sendo o problema detetado mediante um raio X durante uma consulta ao dentista. Esta é mais uma razão para realizar check-ups dentários com a regularidade aconselhada pelo profissional de saúde.
O que causa as cáries?
Muitos fatores desempenham um papel no desenvolvimento de cáries. Essas etapas geralmente ocorrem porque:
As bactérias na boca alimentam-se de alimentos e bebidas açucarados e ricos em amido (frutas, doces, pão, cereais, refrigerantes, sumos e leite). As bactérias convertem os carboidratos em ácidos.
Bactérias, ácido, comida e saliva misturam-se para formar a placa, que reveste o dente.
Sem escovagem adequada, uso do fio ou fita dentária e elixir oral os ácidos na placa dissolvem o esmalte dos dentes, criando cáries ou buracos.
COMO PREVENIR AS CÁRIES DENTÁRIAS?
Quando o ácido ataca constantemente os dentes, a camada externa dura do dente, o esmalte, continua a perder minerais. Poderá aparecer uma mancha branca num dente, sinal de cárie dentária incipiente, sendo que o dano nesta fase pode reverter-se e o esmalte reparar-se por si só. No entanto, se o processo de deterioração dos dentes não se reverter, o esmalte irá continuar a enfraquecer à medida que perde mais minerais e forma-se uma cárie (que é um dano permanente) que o dentista terá de reparar.
Pode evitar as cáries. Os minerais que a saliva contém, como cálcio e fosfato, juntamente com o flúor de proteção que podemos encontrar na pasta dentífrica, num elixir com flúor ou, em alguns casos, na água potável fluoretada, podem remineralizar e proteger os dentes contra o dano do ácido. Além disso, o seu dentista pode aplicar um gel com flúor nos dentes. O mineral flúor evita que as cáries dentárias piorem, substitui os minerais perdidos e inibe a capacidade das bactérias de converter o açúcar e o amido em ácido.
A boa notícia é que as cáries (os buracos que se podem formar quando a deterioração rompe o esmalte após um período de tempo) podem ser evitadas. Se sentir uma dor fraca ou pontadas nos seus dentes, descubra o que pode fazer para prevenir as cáries dentárias e evitar que o dentista lhe dê más notícias.
Siga estes conselhos para evitar as cáries, bem como as dispendiosas e desconfortáveis reparações dentárias que exigem.
Conselhos para prevenir as cáries
CONSELHO N.º 1 : Consulte o seu dentista
Não seja um estranho no consultório dentário se quiser evitar as cáries. Efetuar limpezas de rotina a cada seis meses, no mínimo, pode ajudar a prevenir a deterioração de forma precoce antes de evoluir para cárie e, se necessário, o seu dentista pode aplicar flúor em qualquer ponto sensível para prevenir deterioração e cáries dentárias.
CONSELHO N.º 2 : Escove os dentes com flúor
Escolha um dentífrico com flúor uma vez que este é conhecido por proteger os dentes contra a deterioração e as cáries dentárias.
CONSELHO N.º 3 : Use um elixir com flúor
Pode também encontrar elixires, como o elixir LISTERINE® TOTAL CARE ou o elixir LISTERINE SMART RINSE® , que contêm flúor que protege os dentes para manter os seus dentes fortes e combater as cáries.
CONSELHO N.º 4: Limite os «snacks»
Tente comer «snacks» apenas um número limitado de vezes por dia e, quando o fizer, procure incluir alimentos que fortalecem e são bons para os dentes. Sempre que consome alimentos e bebe líquidos que não água, isto permite às bactérias criar ácidos que desgastam o esmalte dentário. Limite a quantidade de ácido que corrói os seus dentes, restringindo os momentos em que come «snacks» para poucas vezes por dia.
Se estiver preocupado com a saúde das suas gengivas, experimente escovar os dentes e bochechar com os elixires LISTERINE® fluoretados, duas vezes por dia. Quando estas ferramentas não estão disponíveis, tente pelo menos bochechar a boca com água.