Skip to main content

Diferenças entre placa bacteriana e tártaro

Muitas pessoas  perguntam sobre quais são e se existem mesmo  diferenças entre a placa bacteriana e o tártaro.

De facto, a placa bacteriana e o tártaro têm relação direta entre si e, por isso, é fácil confundi-los, mas saiba que eles não são o mesmo. O ponto em comum é a higienização oral diária não adequada.

Se uma boa limpeza diária da boca não for feita, pode levar a uma acumulação significativa de bactérias e causar danos aos dentes e consequentes doenças gengivais.

Pois aqui vamos esclarecer como eles diferem, por que estão intimamente relacionados e como podemos combatê-los.

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma camada espessa sobre os dentes, composta por saliva e partículas de alimentos presas que se acumulam na linha das gengivas.

Se a  placa bacteriana não for eliminada todos os dias  mediante uma escovagem suave, com um fio dental e o poderoso elixir bucal LISTERINE®, pode endurecer e formar  tártaro . O ácido da placa bacteriana pode atacar os dentes logo após as refeições e, se não se limpar, pode atravessar o esmalte e causar as  cáries .

A placa bacteriana também danifica as gengivas e pode causar vermelhidão, inflamação e sangramento das gengivas durante a escovagem ou até mesmo a sua retração.

Contudo, existem alguns outros fatores que podem facilitar a retenção de placa bacteriana, o que, por consequência, leva à formação de tártaro. Alguns exemplos, entre vários outros, são:

  • A presença de restaurações ou obturações mal adaptadas (debordantes) ou com recidiva de cárie.

  • Próteses dentárias mal adaptadas e/ou com deficiente higienização.

  • O uso de aparelho ortodôntico ou dentário, que dificulta a higienização, facilitando deste modo a acumulação de tártaro.

O que é o tártaro?

Basicamente, o tártaro é placa bacteriana que não foi removida, piorou e converteu-se numa superfície mais dura sobre os dentes, que só o dentista pode eliminar. Ou seja, é a sua consequência.

O tártaro é uma crosta dura e porosa. É amarelo ou acastanhado, e aparece na linha das gengivas. O tártaro é placa bacteriana que não foi eliminada e endureceu com os efeitos dos minerais da saliva. A acumulação de tártaro pode provocar deterioração, cáries e posterior queda dos dentes, para além da doença das gengivas.

Existem dois tipos de tártaro:

O  tártaro supragengival  - que tal como o nome indica, encontra-se acima das gengivas, nas extremidades próximas aos dentes. Este tipo de tártaro pode ser facilmente identificado face à cor amarelada presente no término das gengivas em contato com o esmalte dos dentes.

O  tártaro subgengival  - encontra-se abaixo da borda gengival, e é mais evasivo visto que destrói a gengiva por dentro, sendo difícil de visualizar o seu desenvolvimento. Este apresenta uma consistência mais firme e possui uma cor esverdeada ou enegrecida face à deterioração do dente e tecido gengival.

Se não for eliminado, continua a aumentar e a calcificar-se. Apenas o dentista pode eliminar o tártaro dos seus dentes com ferramentas profissionais. A escovagem, bem como o uso de fio dental e elixir bucal LISTERINE® pode ajudar a prevenir esta situação.

Como é o tratamento do tártaro?

Para remover o tártaro, o médico dentista efetua um tratamento dentário chamado destartarização ou tartarectomia. Este procedimento, popularmente chamado de “limpeza de dentes” permite retirar o tártaro e placa bacteriana de uma forma eficaz.

Como prevenir o aparecimento de placa bacteriana e tártaro?

Para evitar que a placa bacteriana endureça e possa formar o tártaro – ou cáries – é importante adotar em casa algumas das seguintes medidas de prevenção:

  • Escove os dentes regularmente, pelo menos 2 vezes ao dia, e sempre após as refeições;

  • Use fio dental entre todos os dentes duas vezes ao dia;

  • Evite fumar;

  • Troque de escova dos dentes a cada 3 meses;

  • Limpe / descalcifique no dentista todos os anos (ou a cada 6 meses);

  • Faça uma dieta saudável e evite o excesso de alimentos açucarados, que promovem a proliferação de bactérias.

E, por último, não se esqueça de usar um elixir oral após cada escovagem dos dentes, para ajudar a controlar as bactérias presentes na boca e manter a sua saúde oral.

Referências:

1  Dental Medicis. Tártaro. O que é e Como Atua? Disponível em: https://medicis.pt/tartaro-o-que-e-como-atua/

2  Saude bemestar.pt.  Tártaro nos dentes. Disponível em: https://www.saudebemestar.pt/pt/medicina/dentaria/tartaro-nos-dentes/

* Advanced White e Advanced Defence Sensitive bocheche 10ml, durante 60sec. Nightly Reset bocheche 15ml, durante 60 segundos. 6+ para elixir oral sem álcool, exceto Advanced Defence Sensitive (+18) e 12+ elixir oral contendo álcool.

Produtos Relacionados